segunda-feira, 2 de maio de 2016

Conta-me como foi


Hi Hearts! O tema do post de hoje, é uma serie que penso que muitos devem conhecer, pois passou há uns anos na rtp 1, e há bem pouco tempo,  estava a passar na rtp memória. A serie " Conta-me como foi", adaptada da série de ficção espanhola "Cuéntame cómo pasó".

A história gira em torno dos Lopes, uma família lisboeta de classe média baixa, que veio da província. Está família passa todos os meses por várias dificuldades financeiras que, ainda assim, permite a aventura de comprar alguns eletrodomésticos, sonhar com ferias na praia ou até ter um pequeno carro. Durante a série, conhecemos as peripécias em que os Lopes se vê envolvidos, e ao mesmo tempo a história vai sendo contada, pela voz de um adulto, que parece estar a recordar a sua infância.


Família Lopes:

António (Pai) - Trabalha como escriturário no Ministério das Finanças e ainda tem uma actividade paralela numa tipografia, pois o primeiro trabalho não lhe da condições de sustentar a família.

Margarida (Mãe) - Dona de casa e também cose calças para fora.

Hermínia (Avó) - Ajuda na costura e na lida da casa.

Isabel (filha) - Trabalha num salão de cabeleireiro.

Toni (Filho) - Estuda na Universidade, pois pretende torna-se num advogado.

Carlitos (Filho mais novo) - Esta na primaria e tem uma imaginação muito fértil o que o torna super divertido.


Ao mesmo tempo que a história da família se vai desenvolvendo, também vamos acompanhando a evolução social, económica e política de Portugal e do mundo, como acontecimentos marcantes da vida política, social e desportiva. Também são abordados problemas como o contraste entre classes sociais, o marialvismo, o racismo, a prostituição, o aborto e, até a homossexualidade.
Deparamo-nos também com evolução da moda, as inovações tecnológicas e  novos produtos.
Conta-me como foi, mostra-nos também como era o modo de viver e de pensar de uma sociedade fechada sobre si, demonstrando os tabus de uma época e a gradual abertura a novas mentalidades.

Opinião: Eu adoro está serie, acho que esta muito bem conseguida e é um modo bem divertido de ter ideia de como era a vida antes do 25 de Abril. Apesar disso há algo que me choca muito, que é ver que não mudamos tanto quanto parece,  apesar da liberdade de expressão e da evolução tecnológica , considero que grande parte das famílias se vão identificar muito com os Lopes, na sua luta para conseguir manter as finanças lá de casa em ordem.

Ver online: https://www.youtube.com/watch?v=KP-Pj55mJBo (há imensos episódios online ^_^)

Vale apena ver a serie pois além de dar para todas as idades retrata o passado do nosso pais de um modo bem humorado e interessante.

*hugs*

Naipes

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Acredito ela é maravilhosa. ^_^

      *hugs da Naipes*

      http://ladynaipes.blogspot.pt/

      Eliminar
  2. que giro, por acaso nunca vi mas gostava, parece muito interessante, e logo eu, que sou nostálgica e adoro ver coisas antigas :)
    beijinhos, Noelle :) http://supergirlinconverse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que se deres uma chance a serie vais gostar, a família é muito divertida e cativante. :)

      *hugs da Naipes*

      http://ladynaipes.blogspot.pt/

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Acho que sim querida, vale a pena, se poderes vê. :)

      *hugs da Naipes*

      http://ladynaipes.blogspot.pt/

      Eliminar
  4. Uma das melhores series de sempre da tv portuguesa :) Eu adorei :) Rita Blanco e Miguel Guilherme teem uma quimica fantastica que ainda hoje se ve em Coracao d'Ouro:) Ja para nao falar na espectacular Rita Brutt :) Adoro Historia e gostei muito de saber como como viviam as familias antes do 25 de Abril e as preparacoes para o mesmo :)
    Beijinhosss

    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo Matilde! <3
      A serie é optima,quem me derá que tivéssemos mais series assim! Realmente eles são fantásticos juntos e a Rita brutt também. ^^
      Eu amo a serie já a vi e revi divirto-me sempre e gosto de saber como eram as coisas.

      *hugs da Naipes*

      http://ladynaipes.blogspot.pt/

      Eliminar