domingo, 25 de setembro de 2016

Opinião: Pokémon Go


Hi Hearts! Hoje venho falar de um tema que esteve bastante famoso este verão. O Jogo Pokémon go para smartphones, que virou tão popular ao ponto de bater um recorde do guiness. Para vos ser sincera, este post está pensado há mais de um mês, mas eu quis adiar para não o fazer muito a flor da pele. Como muita gente sabe eu sou fanática por Pokémon, o que por vezes pode me dar uma visão das coisas bem diferente da dos restantes e um pouco mais emotiva.

Para contrariar esse facto, eu quis escrever e reescrever o post N vezes, até achar que ia transmitir um olhar mais técnico perante o jogo e ao mesmo tempo dizer-vos qual a minha opinião sobre o mesmo, sem ser demasiado extremista como vejo muitas pessoas a serem!

Antes de Pokémon go chegar as lojas dos nossos telemóveis, eu confesso que estava ansiosa por o lançamento do mesmo. Na altura a ideia parecia-me tão fantástica, que nada me levava a querer que eu receberia com a calma e serenidade que recebi!



Pontos Positivos de Pokémon Go:

+ Promove mais actividade física para os jogadores do aplicativo;
+ Incentiva as pessoas a sair mais de casa, para descobrir um mundo que sempre existiu lá fora, mas que as pessoas não se sentiam motivadas a descobrir;
+ Optimo para pessoas que gostam de fazer colecções;
+ Bom para os fãs que não saiam do armário e negam gostar de Pokémon, ou até mesmo para os que não tinham chance  de comprar uma consola da Nintendo. (embora sempre tenham tido o emulador de pc!);
+ Uma oportunidade para Pokémon voltar a ser uma nova febre como nos anos 90 e a empresa poder obter mais lucros, já que vem perdendo território para Yokai-watch nas vendas dos últimos anos;
+ Ajudar crianças/adultos com algum tipo de dificuldade social ou mesmo física a sentirem-se parte de algo. (exemplo: este jogo fez imensas crianças autistas terem entusiasmo para se agarrarem a algo!).

Pontos Negativos de Pokémon Go:
- As mesmas que a utilização excessiva do smartphone enquanto se caminha pela rua;
- O jogo no meu ver deixa um pouco a desejar no que toca a replicar o jogo original e a sua mecânica dando uma experiencia bastante inferior aos jogadores;
- O jogo está muito pouco desenvolvido;
- Necessita de muito espaço;
- Sugador de baterias de telemóvel profissional;
- O modo como se evolui Pokémon é meio estranho, eu sei que nos jogos temos a rare candy, mas isso é tipo último recurso ou uma especie de batota...não a única forma de o fazer senhores;
- Muitos erros na aplicação que causam problemas na jogabilidade.

Eu jogo Pokémon Go?  Não, eu não jogo...até tenho estado a jogar light platinum. ( um fã game de pokémon!)

Motivos - Não tenho interesse no jogo e gosto de aproveitar os meus passeios para andar livremente e desligar-me do telemóvel e do pc. Acho que na vida é importante saber ter um momento free e não ser só internet! Para além disso, o meu android que tem menos de 1 ano tem a versão 4.2.2 e não suporta a app. (mas aqui entre nós mais depressa comprava um telemóvel melhor para ter uma capa do pikachu que para jogar... XD)



Opinião: O jogo como qualquer app tem os seus pontos positivos e negativos, fiz este post para esclarecer as N pessoas que semanalmente me questionam se jogo Pokémon go.  Acho que o Pokémon Go tem um público alvo que não me inclui, eu não senti a febre porque Pokémon faz parte da minha vida desde os 6/7 anos e eu nunca o neguei ou reprimi, sempre joguei imenso os jogos para gameboy, gameboy advance e nintendo. A jogabilidade não me atrai e acho o jogo fraco em comparação com os das consolas ou emuladores e por isso não me interesso muito por o mesmo.

Apesar de tudo a febre de Pokémon Go fez-me ter esperanças de que vá existir mais merchandise há venda em lojas físicas, o que não tenho verificado e me tem desiludido um pouco. Pois muitos fãs não tem conhecimento, nem oportunidade de ter acesso nem a 5% do merchandise da Pokémon Company...e eu sinceramente gostava de ter essa chance mesmo que fosse por tempo limitado!

Desilusão e frustração por falta de merchandise sem ser só no ebay...

Espero que tenham entendido a minha opinião! Digam-me nos comentários sem medos se gostam do jogo Pokémon Go, ou se acham tal como eu que os jogos antigos são bem mais interessantes, como eu acho, ou até mesmo se jogam ambos. ;)

*hugs*

Naipes

4 comentários:

  1. Eu não jogo porque o smartphone não dá para isso mas confesso que se tivesse era uma das primeiras coisas que instalava. Até porque tenho imensos amigos que jogam e já fui passear por Lisboa com eles atrás de pokémons. Os passeios foram divertidos mas teriam sido mais se eu pudesse jogar tmb. Ahahah "sugador de baterias de telemóvel profissional" isso é tão verdade, é uma das piores coisas do jogo na minha opinião.
    Eu nunca experimentei os outros jogos para gameboy/nintendo/emulador mas tenho curiosidade de experimentar :) Um destes dias vai acabar por acontecer. :P

    Beijinhos

    http://buongiornoprincipessa3.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Já andava tudo a caçar pokemons quando eu descobri o jogo, decidi instalar para tentar perceber o porquê de tanto falarem no jogo e minutos depois acabei por desinstalar a aplicação porque só não percebia nada daquilo como achei extremamente aborrecido além disso nunca fui muito fã da série mas tenho imensas colegas de trabalho que saem de casa e andam kilometros só para caçar pokemons :P

    Beijinhos, Hellen
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Gostei de saber a tua opiniao sobre um assunto tao actual e controverso, pessoalmente nunca gostrei muito do universo pokemon, tinha um primo completamente viciado, mas acho o pikachu muito fofo mesmo hehe :) A tua opiniao lembrou me a da Tania Silva do blog Chocopink, tanto a tua como a dela foram opinioes bem fundamentadas e interessantes :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  4. Já acompanhei o namorado quando ele jogava, chegamos a fazer 40km a proximamente num fim de semana , contudo o jogo começou a dar erros,e o namorado desistiu! Já para não dizer q o mesmo consumia bateria que se fartava eheh
    Beijinho grande :-*

    ResponderEliminar