Posts recentes...

quinta-feira, 8 de março de 2018

Outros | Sensibilidade dentária, a minha experiência! ;)


Hi Hearts! Neste dia da mulher, quero falar um pouco sobre a sensibilidade dentária. O tema para este post está guardado há imenso tempo, mas só hoje resolvi finalmente pegar nele. Eu quero antes demais, deixar claro que não sou dentista ou higienista oral, mas que devido a ter sensibilidade dentária, acho importante e positivo partilhar com vocês dicas que podem ajudar e que são bem simples. Eu espero que gostem!!!

O que é a sensibilidade dentária?

A sensibilidade dentária é o nome dado ao problema de se sentir dor ao comer alimentos, sendo muitas vezes ligada as temperaturas dos alimentos, muito frios ou quentes, mas também pode estar ligada aos níveis de açúcar. A pessoa até se pode queixar que determinado alimento lhe provoca dores de dentes ao tentar come-lo, pois só experiência a dor e desconforto com esse alimento. Na verdade, até podermos ter está sensação de dor e achar que não é um problema dentário, pois a verdade é que muita gente sofre disto e não sabe, de tão comum que é a sensibilidade nos dentes hoje em dia.


O que me faz sentir dor, devido a ter sensibilidade dentária?

No meu caso, eu comecei a notar desde pequena que não gostava muito de chocolate, porque sentia dor a comer, mesmo sem caries nos dentes. Para mim comer chocolate era horrivelmente doloroso por vezes, apesar de gostar do sabor. Também sentia dores com alimentos muito frios por vezes, mas a verdade é que o chocolate era mesmo o pior. :(

Que cuidados tenho para cuidar da sensibilidade dentária?

Para além de ter cuidado ao escovar os dentes, pois muita pressão sobre os dentes pode aumentar o problema, convém escolher uma boa pasta de dentes. Devemos evitar pastas branqueadoras, pois as mesmas tendem a agravar a sensação de dor. As pastas branqueadoras têm umas partículas que vão polindo o dente e com isso danificando cama que os protege, tornando a mastigação cada vez mais dolorosa. ( no meu caso era exactamente isso junto com outros pequenos factores, que me estava a tramar!)

Outro pormenor que notei, é que os problemas nas gengivas que já são de família, pois temos tendência a ter gengivas inflamadas também não ajuda. Para além disso eu tenho muito pouco espaço entre os dentes e uma saliva com uma acidez que ajuda a formação de pedra entre os dentes, por isso, eu faço limpeza no dentista de 4 em 4 meses e sinceramente recomendo a quem tem essa possibilidade, pois não só vos vai ajudar a melhorar a saúde dos dentes e das gengivas, como também ajuda a evitar o aparecimento de caries. Apesar de dispendioso, pois com seguro pago 30€ por limpeza, acho que no prevenir está o meu ganho e também na qualidade de vida que sinto, ao poder comer mais facilmente, alguns alimentos que antes eram bastante dolorosos de mastigar.


Que produtos uso diariamente para limpar e proteger os meus dentes sensíveis:


Não querendo publicitar nenhuma marca em especial, desde que comecei a usar produtos da Sensodyne, tive resultados melhores, especialmente,  com essas 3 a cima, apesar das minhas favoritas serem a roxa para gengivas e Repair e Protect, porque a de Limpeza e frescura, tem um gosto a menta muito forte e por vezes faz-me um pouco de impressão!!! Para elixir, tenho usado o da Oral-B que coloquei na imagem.

Actualmente sinto-me bem melhor com estes produtos e os cuidados que faço! Espero com este post ter ajudado alguns Hearts, que tal como eu sofrem deste problema. Apesar de tudo recomendo que procurem também um especialista, pois também é importante obterem apoio por parte do vosso dentista. Digam-me nos comentários se já usaram algum dos produtos para os dentes que uso. :)

*hugs*

Naipes

3 comentários:

  1. Achei o post bastante interessante, também sofria imenso de sensibilidade dentária, mas quando ingeria alimentos frios, mais tarde descobri que como bebia demasiados refrigerantes (coca cola) o gás e a acidez acabavam por me agravar a situação. Hoje em dia já não tenho.
    Beijinhos!
    welovecr.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Aww those are so cute, the tooth is so nice! Love your kawaii posts!

    Marie
    The Flower Duet

    ResponderEliminar
  3. Adorei ler o post e conhecer os produtos indicados!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/03/ootd73-army-green-ruffles.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar